Motos naked, como o próprio nome diz, são motos “peladas”. Possuem acabamento despojado , e muitas vezes design futurista. Tem desempenho esportivo, mas sem a caracteristica carenagem. Com motor forte e boa posição de pilotar, permite certo arrojo do piloto, saindo-se bem tanto na cidade quando na estrada. Ultimamente tem sido a grande aposta das industrias, por terem uma relação custo-benefício vantajosa.
Exemplos desta categoria incluem a ER-6n, Honda CB600F Hornet e a Yamaha XJ6 N.
Kawasaki ER-6n
ER-6n |
Pilotos que procuram a performance e praticidade da Kawasaki Z750, mas desejam algo mais leve e acessível para os iniciantes, encontram a resposta na nova ER-6n, montada na nova fábrica da Kawasaki no Brasil. Com um estilo urbano agressivo e um compacto motor de 2 cilindros paralelos, a ER-6n possui uma combinação única de visual moderno, agilidade e conforto na pilotagem. A ER-6n oferece performance amigável e um novo e distinto design.
Motor e performance
O motor de dois cilindros paralelos de 649 cm³, refrigerado a água, DOHC, com 8 válvulas e injeção eletrônica oferece resposta rápida e macia, especialmente nas baixas e médias rotações. A distribuição de potência foi calibrada para permitir maior confiança nos pilotos iniciantes. A injeção eletrônica também foi ajustada para respostas mais suaves (especialmente abaixo de 4.000 rpm), contribuindo para o caráter de rápida elevação de giros da nova ER-6n. As excelentes características em faixas médias de potência tornam esta motocicleta especialmente prazerosa de pilotar na cidade.
ER-6n |
Farol dianteiro vertical
Os dois faróis dianteiros são dispostos um sobre o outro de forma angulada. A semicarenagem do conjunto ótico contribui para o visual arrojado da ER-6n.
Instrumentos
O painel de instrumentos tem design moderno, com velocímetro análogo com iluminação backlight com LED's brancos, permitindo excelente visualização noturna. O painel LCD multi-funcional tem iluminação backlight âmbar com diversas funções: marcador de combustível, conta giros digital bar-graph, relógio, odômetro total e dois odômetros parciais.
Freios
Os dois discos dianteiros de 300 mm em formato de pétala e o disco traseiro de 220 mm em formato de pétala garantem excelente capacidade de frenagem à ER-6n.
Conforto e ergonomia
A posição de pilotagem foi especificamente projetada para inspirar confiança no piloto. Uma relação ideal entre o guidão, assento e pedaleiras resultaram em uma posição natural e confortável para a maioria dos pilotos. O chassis e motor formam um conjunto estreito, permitindo ao piloto manter os joelhos e pés mais próximos. Graças à baixa altura do assento e a formato de linhas finas, é fácil colocar os dois pés no chão com a motocicleta parada, fator de grande importância para muitos motociclistas. Alças traseiras de alumínio foram desenhadas para dar segurança ao garupa.
Vibração reduzida
Coxins de borracha ao invés de rígidos na fixação traseira do motor reduzem a vibração transmitida ao piloto através do assento. O guidão também tem suportes de borracha, reduzindo a vibração nos punhos e espelhos retrovisores, e as pedaleiras do piloto e do passageiro têm revestimento de borracha, reduzindo mais ainda as vibrações.
Chassis
O chassis é um componente chave da identidade da ER-6n. As carenagens acentuam e valorizam o chassis ao invés de escondê-lo. O desenho do chassis, da suspensão traseira e da balança foi cria uma linha integrada que vai do cubo da roda traseira até o conjunto do farol. Os tubos ovalados na balança traseira e no estabilizador contribuem para o visual de alta qualidade da ER-6n.
Lanterna traseira com LED
Vista por trás ou pelos lados, a lanterna traseira, a rabeta e o assento formam um desenho único. A fina lanterna com LED's e os indicadores de direção reforçam mais ainda o estilo ousado da ER-6n.
Honda CB 600F Hornet 2012
Chamada de Honda CB 600F Hornet 2012, a moto chega na versão Standard e na versão C-ABS, com 1 ano de garantia. As mudanças já podem ser vistas no desenho frontal mais compacto, composto de novos faróis e painel com recursos digitais. Atraseira vem com a rabeta “arrebitada”, apontada para o alto, o que enfatiza seu estilo esportivo, além de contar com uma lanterna em LED. O assento vem com nova ergonomia, proporcionando melhor encaixe e conforto ao piloto. A garupa vem com alças presas às laterais, garantindo maior segurança.
Honda CB 600F Hornet 2012 |
Honda CB 600F Hornet 2012 |
O escapamento é de tipo 4X2X1, feito em aço inox e com sensor de oxigênio, além de sistema de catalisadores internos. O tanque tem a capacidade de 19 litros e 3 litros e meio de reserva.
O motor da CB 600F Hornet 2012 é de 16 válvulas, 4 cilindros em linha e 599,3 cm3. A potência máxima é de 102 cv a 12.000 rpm e torque de 6,5 kgfm a 10.500 rpm. A moto pesa 188 kg na versão Standard e 193 kg na versão com freios C-ABS.
Yamaha XJ6 N
A Yamaha lançou aqui no Brasil a XJ6 em 2010. Chegou sem fazer tanto alarde, como uma quase-substituta da FZ6N, mas com uma proposta bem diferente, e preço mais camarada, tem conquistado a garagem de muita gente.
XJ6 N |
Lançada lá fora em 2008 com o nome de XJ6 Diversion, a XJ6 é uma Moto com motor de 4 cilindros bem comportado, projetada principalmente para uso urbano. O motor, apesar de ter 600cc e 4 cilindros em linha, desenvolve apenas 77 cavalos, o que é bem pouco para um motor com esta engenharia. Em compensação, a entrega de torque é privilegiada e por isso ela responde muito bem em baixa e média rotação. Por isso é uma moto bem versátil, que pode ser usada tanto para no dia-a-dia, quanto para viagens.
Esportivamente, a moto não possui muitos atributos. O quadro de aço tubular não é rígido suficiente para uma tocada mais agressiva, e se torce em casos extremos. Os pneus 160 e o conjunto de freios certamente não foram pensados para isso. Apesar disso, a moto entrega muita diversão a quem procura uma moto com o ronco dos 4 cilindros, mais potência do que o habitual, e um pouco de economia para o uso diário.
Com visual atraente e moderno, a XJ6 N ainda conta com painel eletrônico com conta-giros de analógico e demais instrumentos digitais. A posição de pilotagem é confortável, e o banco do garupa está acima da média para este tipo de moto.
Em 2012, nada mudou na moto, exceto os grafismos.
XJ6 N |